Após seis meses, Carlos Cordeiro está perto de reviver as fortunas do futebol americano?

Mas seus críticos se preocuparam com o fato de ele apenas efetuar mudanças incrementais, não as reformas amplas que eles acham necessárias.Para outros, ele era um enigma, pouco conhecido além dos representantes da USSF que o elegeram vice-presidente dois anos antes.

Seis meses após seu reinado, Cordeiro não fez nada para mudar a mente de ninguém e, como o recente discussão sobre o declínio das taxas de participação juvenil mostra, a comunidade de futebol dos EUA ainda clama por mudanças.

“Carlos teve uma enorme vitória precoce ao garantir a Copa do Mundo de 2026 para os EUA e nossos vizinhos, mas para roubar um clichê de futebol, você só se pergunta se ele marcou muito cedo ”, diz Kyle Martino, comentarista da NBC e ex-jogador da seleção nacional, que concorreu com Cordeiro na presidência. “Chegando tão alto, a realidade dos problemas de composição do futebol juvenil será definitivamente preocupante.Não há conseqüências para nossa nação do futebol mais alarmante do que os feudos guerreiros nascidos da notável confusão de mercado permitida, ou mesmo orquestrada, pela USSF. ”

Em retrospectiva, é difícil imaginar os seis primeiros de Cordeiro meses indo de forma diferente. A primeira prioridade foi a proposta da Copa do Mundo, que preocupou os organizadores o suficiente para que Cordeiro e outros passassem alguns meses Sportingbet viajando pelo mundo para reuniões presenciais com o maior número possível de eleitores.

“Por razões óbvias , é aí que o foco de Carlos tem sido ”, diz o CEO do Soccer Club dos EUA, Kevin Payne. A US Soccer escolhe o novo presidente, frustrando aqueles que buscam grandes mudanças. Leia mais

Sua viagem ao globo, no entanto, diminuiu perfil nos EUA, especialmente em comparação com seu antecessor tagarela e às vezes combativo, Sunil Gulati.Ele também raramente falava em público ou com a mídia em sua campanha, e ainda é um homem de poucas palavras – ele forneceu algumas declarações ao Guardian por e-mail através de um porta-voz da USSF para esta história.

Cordeiro na verdade, vasculhou várias partes de sua plataforma de campanha além da oferta da Copa do Mundo. Sob a liderança de Cordeiro, a USSF contratou Earnie Stewart como o primeiro gerente geral da equipe nacional masculina, formou vários novos comitês no Conselho de Administração e reorganizou algumas das funções de equipe da federação.

As mudanças nos o Conselho de Administração cumpriu diretamente algumas promessas da campanha.Ele prometeu criar um comitê técnico, presidido por um atleta no quadro. (Na verdade, ele terá co-presidentes, ex-jogadores da seleção nacional Carlos Bocanegra e Angela Hucles.) Ele também prometeu um comitê comercial, Unibet bonus presidido por um diretor independente – na realidade, esse comitê não tem presidente listado, mas inclui o diretor independente Val Ackerman.Esse grupo deve verificar e equilibrar a relação entre o Soccer Soccer dos EUA e a Soccer United Marketing, afiliada da Major League Soccer, uma relação vista por muitos reformadores como muito aconchegante e conflitante.

“Sei que os comitês do conselho não parecem emocionantes, mas, acredite, estamos mudando a maneira como administramos nossa federação”, disse Cordeiro no início deste ano. “Reestruturamos nossa gerência sênior para nos alinharmos ao conselho e melhorarmos a prestação de contas”.

Talvez essa mudança seja incremental, como temiam seus críticos.Mas talvez a eleição acalorada do futebol americano tenha produzido uma impressão inflada do que um presidente pode fazer.

“Ele e sua equipe selaram a proposta de 2026, então isso é algo”, diz Lesle Gallimore, antiga Universidade de Washington treinador de futebol feminino e atual presidente da United Soccer Coaches. “Pode ter acontecido muito bem com Gulati, mas ainda é uma conquista e ele participou. Quanto ao impacto que ele teve desde que esteve no cargo, acho que é muito cedo para contar.” / p>

As outras realizações de Cordeiro até agora são difíceis de quantificar. Aceite o trabalho de GM dos homens. Stewart não era um contratado controverso. Ele cresceu na Holanda e marcou gols importantes para o USMNT, depois passou para a administração.O problema não é ele; é o trabalho.

“[Contratar Stewart] foi um passo em uma boa direção”, diz Payne. “A pergunta que ainda tenho é: de que ele é o gerente geral? Originalmente, eles descreviam o trabalho de maneira bem restrita – gestão das equipes nacionais. Espero que as responsabilidades dele superem isso e que ele seja responsável por ajudar a gerenciar e criar uma política coerente para tudo na operação técnica. ”

Outras contratações foram interrompidas. O cronograma para a contratação da gerente geral de mulheres não é conhecido, embora a equipe jogue as eliminatórias da Copa do Mundo em outubro. O técnico da seleção nacional juvenil de longa data, Tab Ramos, se preocupou recentemente com o fato de várias equipes juvenis dos EUA não terem Betclic bonus preenchido cargos de treinador.E ainda não há técnico permanente da seleção masculina, mesmo com vários candidatos em potencial disponíveis no final da Copa do Mundo. Facebook Twitter Pinterest Carlos Cordeiro atuou como vice-presidente de futebol dos EUA antes de assumir o cargo de Sunil Gulati. Fotografia: Rebecca Blackwell / AP

“A contratação de Earnie Stewart como GM da USMNT foi uma declaração importante, embora eu pense que o tempo gasto para contratar um treinador permanente da USMNT tenha sido desnecessário” “, diz Alexi Lalas, um O comentarista da Fox Soccer e também um ex-companheiro de equipe de Stewart. Corpé abordou o trabalho da equipe nacional masculina, que Dave Sarachan preencheu uma base interina por quase um ano, em comentários ao Guardian. “Não temos um horário específico. Não vamos contratar um treinador pelos próximos quatro meses; é pelos próximos quatro anos.…Earnie começou apenas em 1º de agosto, dias atrás. Ele liderará a busca, que incluirá a identificação e a entrevista de uma lista restrita de candidatos. ”Com a oferta feita, Cordeiro pode voltar sua atenção para outras tarefas.E a roda mais estridente do momento é o futebol juvenil, onde uma pesquisa mostrando taxas de participação em queda (outros números são menos alarmantes, mas mesmo a opinião mais otimista mostra que os números estão estagnados) transformou a preocupação de baixo nível em pânico generalizado, representado por um Artigo do Los Angeles Times com a manchete “Eis como está o estado do futebol dos EUA no momento”.

Coincidentemente, logo após o relatório de participação ter sido divulgado, o US Youth Soccer realizou sua própria assembléia geral anual, chamando juntas as 55 associações estaduais que compõem a organização (mas não os órgãos nacionais concorrentes – US Club Soccer, AYSO, SAY e USSSA – que freqüentemente brigavam entre si).Duas notícias surgiram dessa reunião:

Primeiro, Cordeiro pediu uma força-tarefa para reunir as várias facções, como Don Corleone convocando uma reunião das cinco famílias. As organizações formaram seu próprio “grupo de trabalho” no final de 2015, mas isso foi uma resposta a mandatos pesados, como a controversa mudança para faixas etárias de anos de nascimento, citada anedoticamente como um fator no declínio da participação dos jovens.

“Estávamos conversando sobre áreas de interesse comum”, diz Payne. “Aquilo foi uma coisa boa. Eu acho que as pessoas desanimaram. Nós meio que chegamos a lugar nenhum com a federação. Eu acho que sempre houve alguma resistência a isso porque os próprios membros a criaram. Não foi criado pela equipe da federação.Nunca pareceu ser muito aceito. ”Wayne Rooney salva o DC United e cria o vencedor aos 96 minutos em segundos Leia mais

Portanto, o apelo de Cordeiro por uma nova força-tarefa tem potencial para restabelecer o relacionamento entre os jovens organizações e federação.

“A idéia por trás da Força-Tarefa é reunir todas as organizações de jovens membros para analisar os desafios que enfrentamos e ver como podemos melhorar”, escreveu Cordeiro ao Guardian . “As áreas de foco específicas ainda precisam ser acordadas, mas tópicos como o mandato do ano de nascimento e seus efeitos seriam algo que poderia ser aberto para discussão. No geral, queremos garantir que tudo o que implementamos esteja nos ajudando a aumentar a participação e desenvolver jogadores.Em termos da Academia de Desenvolvimento, estamos orgulhosos de seu sucesso, mas, ao mesmo tempo, sabemos que nem todos os jogadores seguirão esse caminho. Deve haver vários caminhos, e precisamos continuar refinando e alinhando todos os caminhos, para que possamos posicionar-nos para identificar os melhores talentos do futuro. ”

A segunda notícia atraiu menos publicidade, mas mostra as complexidades da política da USSF. Logo após seu discurso, o US Youth Soccer demitiu seu presidente em exercício, Jesse Harrell, a favor do cirurgião de trauma da Califórnia e do presidente de associação estatal de longa data Pete Zopfi.

Zopfi não citou a eleição de Cordeiro como um fator em sua decisão para correr.Mas Harrell pode ter pago um preço pela impressionante decisão do conselho de futebol juvenil dos EUA de endossar Cordeiro na eleição da USSF, divulgando um memorando na noite anterior à eleição, quando a maioria das pessoas na reunião anual havia reparado em seus quartos de hotel ou no bar.

“Não parecia uma discussão bem organizada sobre quem apoiar”, diz Zopfi. “Acho que muitos estados pensaram: ‘Ei, estamos por nossa conta’.” The Fiver: inscreva-se e receba nosso e-mail diário sobre futebol.

Mas Zopfi não é de maneira alguma um idiota. basher dos resultados das eleições da USSF.Ele gostou da ideia da força-tarefa. “No momento, estamos desperdiçando tantos recursos competindo entre si”, disse Zopfi. “O que eu espero que Carlos, com sua força-tarefa proposta, estimule as organizações a trabalharem juntas.” Alexi Lalas acredita que os problemas de Cordeiro estão perto de casa. “Para Cordeiro, a Copa do Mundo de 2026 deu-lhe uma grande vitória, mas essa boa vontade desaparecerá rapidamente”, diz Lalas. “Nos próximos seis meses, descobriremos sobre o que ele realmente é. Ele pode achar que convencer os membros da FIFA é muito mais fácil do que convencer os membros da USSF. ”

E Cordeiro está trabalhando em todos os níveis. Martino, agora presidente da organização de rua Street Soccer USA, diz que deve se encontrar com seu ex-rival político em setembro.Ele também terá que lidar com as ligas profissionais à medida que a ação legal avança.

“Seu maior e mais difícil desafio está à frente”, diz Lalas. “Eu acho que ele precisará ser visto como uma mudança real na maneira como a USSF lida com coisas como pagamento para jogar, registro de jogadores, desenvolvimento de jovens, padrões de sanção da liga profissional. Estrutura de relacionamento e governança da SUM / MLS. Como Janet Jackson disse: ‘O que você fez por mim ultimamente?’ ”

E depois de passar tanto de seus primeiros seis meses circulando o mundo para garantir uma vitória na votação da Copa do Mundo de 2026, Cordeiro ainda está em uma fase de lua de mel. Isso está quase acabando.

“Acho que os primeiros seis meses reais para ele chegam agora, não antes de agora”, diz Zopfi.